sábado, 25 de julho de 2015

Sua dieta está te deixando com mau hálito se você faz essas 3 coisas comuns

Alguns alimentos causam mau hálito. E a falta deles também. É por isso que quem faz dieta pode sofrer com um gosto ruim na boca, acompanhado de odor nada agradável. A seguir, listamos 3 situações em que o seu regime pode estar detonando seu hálito, explicamos por que isso acontece e como contornar o problema. 

Por que dieta causa mau hálito? 

Se você faz dieta da proteína
Não é toda dieta que causa o problema. É mais comum que aconteça mau hálito em quem faz dieta da proteína. Isso acontece porque as dietas ricas em proteína costumam permitir o consumo livre de alimentos gordurosos e proibir o consumo de carboidratos, que se transformam em glicose. Sem a energia proveniente da glicose, a gordura passa a ser fonte de energia depois de se quebrar em moléculas de ácidos graxos.

Para que isso não aconteça, o organismo precisa eliminá-los e uma das formas de fazê-lo é através do hálito, que ganha um odor característico de frutas envelhecidas, tecnicamente denominado hálito cetônico.
O cirurgião-dentista Alênio Calil, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose, explica que o organismo começa a queimar gorduras quando a glicose passa a atingir baixas concentrações, com o objetivo de preservar as quantidades ainda presentes. Os ácidos graxos, por sua vez, se quebram em substâncias chamadas corpos cetônicos para que possam produzir a energia. O excesso desses corpos cetônicos é chamado de cetose e pode deixar o sangue ácido.
Se você passa longos períodos em jejum 
Ficar sem comer por muito tempo também faz com que a glicemia caia e seu corpo precise queimar ácidos graxos para manter um bom funcionamento. Por isso, o mau hálito cetônico surge quando você pula alguma refeição. Para evitar, siga a regra número 1 das dietas: coma de 3 em 3 horas. 
Se você toma remédios para emagrecer
O especialista explica que o mau hálito também pode ser causado pelo uso de remédios para emagrecimento. Essas drogas causam alterações na composição e quantidade da saliva. A redução do fluxo salivar faz com que a mucosa da boca se descame mais e facilita o acúmulo de bactérias na língua, formando uma camada amarela esbranquiçada, a chamada saburra lingual, uma das principais causadoras de mau hálito.

Como evitar


Esse processo, além de deixar o hálito ruim, pode trazer outros problemas para a saúde. Estudos mostraram que a acidez sanguínea pode prejudicar o funcionamento renal e até diminuir a densidade óssea, uma vez que será necessário retirar bicarbonato de cálcio dessas estruturas para ajustar o pH sanguíneo.
Para que a dieta não cause halitose, o ideal é manter uma alimentação equilibrada que contemple todos os grupos alimentares, evitando assim que o corpo precise lançar mão de corpos cetônicos para gerar energia.
Vale lembrar que os remédios para emagrecer devem ser sempre prescritos por um médico e, para contornar a diminuição do fluxo de saliva, já existe saliva artificial, um produto industrializado que pode ser usado nesses casos. Também é indispensável manter uma boa higiene bucal e beber boas quantidades de água, o que evita a formação de saburra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário